E agora: por onde começar a montar o enxoval!??
- Coletivo MAÍN
- 25 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2024
Montar o enxoval é um momento especial e individual para cada família. É importante considerar as necessidades do bebê, o orçamento familiar e preferências pessoais, mas acima de tudo é importante lembrar que este não é para ser um momento estressante e sim um momento importante de vinculação com a gestação, de produção de memórias prazerosas para mães e pais. Outra coisa que vale a pena pensar é: "eu já fechei minha equipe de assistência, visitei os serviços de referência para o parto?" Aconselho fortemente que isso seja uma prioridade na ordem de tantas coisas necessárias a serem feitas e organizadas neste momento de preparação para chegada do bebê e da nova família.

Atualmente, as infinitas dicas e listas de enxoval disponíveis online e a imensa variedade de lojas, marcas e oportunidades de artigos modernos, roupas, itens que enchem o coração de tanta lindeza e fofura, podem dar a impressão de que a demanda de itens dos bebês é infinita. Mas será que isso é uma verdade?
O que os bebês mais precisam é de aconchego, apego seguro e serem nutridos com leite e vinculação afetiva e emocional. Outra coisa que é importante considerar é que o consumo consciente e ecológico vem de berço, portanto, vamos aqui buscar organizar uma lista real e compreender o que pode de fato ser indispensável e o que pode ser dispensável.
A primeira coisa que pode facilitar essa organização é dividir o enxoval em seções, como: Roupas; Cama e banho; Mobiliário; Acessórios; Amamentação; Higiene. Foi dessa maneira que organizar, com todo carinho, um material com lista e dicas para guiar as famílias neste momento.
Baixe aqui!
Agora que você baixou e tem essa lista, aos poucos, pode ir aproveitando a gestação para realizar a montagem do enxoval. Terminar de montar o enxoval até o final do segundo trimestre, ou seja até por volta de 36 semanas, pode ser uma boa estratégia, mesmo assim, façam tudo no tempo que for possível e confortável e não se cobre, depois que o bebê nascer você irá descobrir suas reais necessidades e as dele também. Se faltar alguma coisa, você terá a garantia de estar comprando uma coisa que compreende o motivo da necessidade.
Uma outra estratégia que pode ser interessante é realizar um chá de bebê pensando nas necessidades que, de fato, podem ter uma colaboração útil de familiares e amigos. Antigamente era comum fazer chá de fraldas, mas será que ganhar muitas fraldas é o mais inteligente para vocês!? Vai depender. Existem opções de chás para colaboração da contratação de equipe de parto e pós-parto, para contribuição com o auxílio em casa, limpeza, alimentação, como por exemplo o chá de marmita! Conversem em família para encontrar os caminhos que fazem sentido para vocês e se permita usar a criatividade neste momento. Que seja prazeroso e leve!
Comments